segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Educação e tecnologia

Atividade 2 5 Planejando uma atividade na escola

PLANEJAMENTO


TEMA: Minha Escola




OBJETIVOS:


* Identificar a origem e história da Escola.
* Conhecer a estrutura do prédio e seu plano de ação.
* Pesquisar o quadro docente, projetos e eventos realizados.


CONTEÚDO:


*Origem (fundação)
*História
*Primeiro diretor
*Eventos realizados
*Professores que trabalharam na Escola
*Estrutura do prédio
*Plano de ação


METODOLOGIA:


Pretende-se trabalhar resgatando a origem, história e fundação da escola como:
* Pesquisa, entrevistas, coleta de dados na escola.
* O aluno deverá digitar e salvar com o nome de cada item.
* Criar uma pasta para guardar os arquivos e em seguida fazer um hipertexto criando um link para cada item.


Após a realização do trabalho os alunos poderão usar o laboratório de informática para apresentação e disponibilizar o trabalho para os arquivos da escola.




AVALIAÇÃO:


Será feita quantitativamente após a apresentação do estudo e pesquisa.




RECURSOS TECNOLÓGICOS:
*Biblioteca
*Laboratório de informática
*Retroprojetor
*Sala de vídeo
*TV
*Datashow

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ATIVIDADE 22 HIPERTEXTO

Núcleo de Tecnologia Educacional de Picos
Curso:Tecnologia na Educação :ensinando e aprendendo com as TICs.
Unidade II: Internet, hipertexto e hipermídia
Atividade: 2.2
Aluna: Teresa Neuma
Hipertexto
O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.
Um hipertexto pode ser entendido como um conjunto de fragmentos de informação (nós) e um conjunto de nexos eletrônicos que os conectam entre si. O termo hiperdocumento simplesmente estende a noção hipertextual ao incluir informações visuais, sonoras e animações. O hipertexto ao possibilitar a passagem do discurso verbal a imagens, mapas, diagramas e sons ou outro fragmento textual expande a noção de texto muito além do meramente verbal, caminhando ao encontro das formulações pós-estruturalistas nos que diz respeito à ênfase na idéia de "texto".
Hipertexto, atualmente, é o texto disponibilizado pelas redes de computadores, composto por nós e conexões, que podem ser acessados aleatoriamente desde qualquer máquina (computador) e por qualquer usuário, em qualquer lugar do mundo e simultaneamente. Para melhor definir de que se compõe este texto eletrônico, encontramos em Lévy (1995) algumas características básicas ou "princípios abstratos", que são:
Princípio de metamorfose
Princípio de heterogeneidade
Princípio de multiplicidade e de encaixe das escalas:
Princípio de exterioridade
Princípio de topologia:
Princípio de mobilidade dos centros:
Pude concluir que o hipertexto é uma atividade interessante a ser desenvolvida com os alunos. È muito importante ler textos com hipertextos para que possa ampliar o conhecimento.

Atividade 7 - Projeto

PROJETO: A LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS DIVERSIDADES CULTURAIS
AFRO-BRASILEIRAS


O projeto propõe uma discussão envolvente sobre identidade cultural entre culturas diferentes construindo uma reflexão acerca do homem, tanto no que abrange a sua individualidade, quanto a sua posição no âmbito social e coletivo, além de proporcionar as pesquisas sobre a cultura afro-brasileira em suas mais variadas manifestações, dentro de uma perspectiva abrangente, ou seja, de modo a entrelaçar as diversas linhas do conhecimento: Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes. É embasado na visão construtivista onde o aluno constrói seu próprio conhecimento através da motivação que é dada pelo professor.


Objetivo Específico de Língua Portuguesa


Desenvolver e divulgar, na escola e na comunidade, estudos que propiciem valorização da Língua Materna, Língua Portuguesa, e o resgate da cultura afro-brasileira;
Identificar e analisar de forma crítica os elementos geradores das diferenças, objetivando o combate ao preconceito, ao racismo, fatores de exclusão do educando;
Incentivar a pesquisa para a divulgação da Língua Portuguesa e da cultura afro-brasileira e da sua importância na formação histórica, cultural, étnica e econômica para o país;
Sensibilizar para a importância étnico-social, oportunizando discussões sobre o reconhecimento e valorização das diversidades culturais.


Conteúdos Curriculares Envolvidos


Língua Portuguesa – Estudar a diversidade cultural através da Literatura Afro-brasileira.
História – Estudar as dimensões sociais, políticas e culturais como meio para construir a noção de identidade afro-brasileira.
Geografia – Refletir criticamente sobre a espacialidade geográfica fundamentando-se numa visão histórica, social, política, cultural e econômica.
Artes – Incentivar a criação artística através da arte afro-brasileira.
Língua Inglesa – Estabelecer relações entre textos e contextos da Língua Inglesa usada na África com a Língua Portuguesa.


Público Alvo: Ensino Fundamental 9º anos A e B


Professoras Participantes: Rosmari Ferri, Rosilene, Eliane e Jussara


Tecnologias e mídias utilizadas


Laboratório de informática, biblioteca, kit da TV Escola (aparelho de TV, DVD e outros objetos), livros didáticos, jornais, revistas, painéis.




Duração: 1 trimestre






Atitudes dos alunos


No primeiro momento, os alunos, em grupos, serão incentivados a desenvolver atividades de pesquisa e levantamento de dados, discussões. Posteriormente, produzirão textos, elaborarão painéis e apresentarão jograis, conforme o cronograma seguinte:
.


Cronograma


1º Mês→ Pesquisa e levantamento de dados,discussão.
2º Mês→ Produção de texto, elaboração do painel..
3º Mês → Apresentação do jogral/ avaliação do projeto






















Avaliação


Os discentes serão avaliados de maneira contínua durante todo o processo de trabalho, mediante as realizações de textos escritos e das apresentações em sala de aula.






Conclusão:


Neste Projeto, a interdisciplinaridade, um aspecto bastante enfatizado, é perfeitamente possível de ser aplicado, pois o assunto é abrangente e possibilita uma grande integração entre os professores das mais diversas áreas.


Se bem conduzido for, provavelmente, o trabalho atingirá seus objetivos. Pois se trata de uma proposta que visa a contemplar o interesse do aluno não só passageiro, mas por algo que seja o início de uma caminhada permanente voltada para descobertas diversas no campo do saber.




http://www.cidadaopg.sp.gov.br/administracao_portal/conteudo_adicionado_cadastro/pdf_proj_escola/PROJETO%20lingua








Navio Negreiro


Castro Alves




Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras moças, mas nuas e espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs!

ATIVIDADE 5 Conhecendo uma experiência Componente Curricular Tema Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagen

Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Médio
Língua Portuguesa
Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Desenvolver habilidades de leitura de poemas.
2. Identificar e interpretar recursos da linguagem poética, a comparação e a metáfora.


Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada.


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Habilidades básicas de leitura.
Estratégias e recursos da aula
Estratégias
Aula 1
Inicialmente, deve ser exibida a apresentação de um poema (Meu povo, meu poema- de Ferreira Gullar) , declamado pelo próprio autor, devendo ser utilizado um data show com tela de projeção. Após ouvir o poema, deverão ser feitos questionamentos para saber se os alunos gostaram do poema e qual é o assunto do poema. Depois deverão ser feitas anotações como “ o verso que chamou mais a atenção”, e a “opinião sobre o poema”.
Aula 2
Deve-se começar a aula 2 dando continuidade aos questionamentos sobre o poema. Em seguida pedir aos alunos para fazerem uma pesquisa sobre Ferreira Gullar (autor do poema) para apresentação em sala. E, para concluir, foi sugerida a leitura do poema para resolução de atividade.
Recursos Complementares
Fragmento de texto "A Revolta das palavras" de Paulo Paes,utilizado na aula " A Leitura de Poesias 1, extraído do livro
A Revolta das Palavras uma Fabula Moderna, de JOSE PAULO PAES, editora Companhia das Letrinhas,1999
http://www.triplov.com/letras/julio_gomes/gullar.html


Avaliação
Pedir aos alunos para encontrarem exemplos de comparação e de metáforas como os que foram usados no poema de Ferreira Gullar. Pedir também para os alunos lerem o texto "Incapacidade de ser verdadeiro" de Carlos Drummond de Andrade e destacarem as imagens usadas pelo poeta. A identificação e a comparação entre as imagens usadas por Drummond e por Ferreira Gullar permite avaliar o conhecimento construído pelo aluno.


Breve comentário sobre a aula


Conhecendo a experiência de outro profissional de educação, pude perceber que as aulas foram bem ministradas. Acredito que conseguiu prender a atenção dos alunos. O conteúdo se tornou mais interessante com o uso das tecnologias. As figuras de linguagem foram bem trabalhadas e provavelmente serão reconhecidas pelos alunos em outros textos. Ou seja, os objetivos foram atingidos, ocorreu, realmente, a aprendizagem. Adorei a aula e aplicarei esta sugestão em sala de aula.

ATIVIDADE 1 Quem sou eu como professor e aprendiz

Quem sou como professor e aprendiz?


Entendo que o ensinar e o aprender são dois processos que caminham juntos. Por isso, sou uma educadora que procura sempre aprender mais e melhores maneiras para facilitar a aprendizagem dos alunos. Uma delas reside no fato de despertar constantemente a curiosidade e com isso, a atenção do aluno. Busco prepará-lo para ser realmente inserido na sociedade deste panorama atual.


A minha interação com os alunos constitui uma prática constante em sala de aula; ensino e aprendo, ao mesmo tempo. Coloco meus conhecimentos, procuro ouvir e atender aos questionamentos do aluno. Outra prática que costumo adotar é conversar com colegas para aperfeiçoar minha metodologia de trabalho. Colho deles o que há de melhor para poder ensinar bem, pois este é o meu objetivo.


Acho muito interessante que a nova maneira de ensinar seja tão maravilhosa. Isto se deve ao fato de ser propiciada pela troca de saberes entre educador e educando. É necessário que haja realmente esta integração entre ensinar e aprender. É preciso estar consciente de que a exigência de aprender continuamente é um desafio para todas as pessoas, sendo uma necessidade colocada à profissão docente.


Observo que a escola propicia meios para capacitar educadores. E estes, por sua vez, preparam seus educandos para atuarem em uma sociedade em que sejam valorizados como pessoas e como profissionais. Que sejam capazes de transformar rapidamente as informações em conhecimentos úteis para resolução de problemas em diversas situações de suas vidas.


Para atingir o nosso objetivo, nós, educadores, precisamos reconstruir a nossa prática pedagógica. Necessitamos de nos apoiar uns nos outros. Pois, é reconhecendo as nossas fragilidades que seremos mais fortemente encorajados a participar cada vez mais de cursos, capacitações que nos ensinem a lidar com as tecnologias e com os conteúdos contextualizados.