segunda-feira, 13 de junho de 2011

Piauí deve aumentar participação no Prêmio VIVALEITURA 2011

Quarta-feira, 1 de Junho de 2011
A Coordenação Estadual do Prêmio VIVALEITURA, através da Secretaria Estadual de Educação e Cultura – Seduc pretende ampliar a participação do Piauí na versão de 2011 do Prêmio. A informação é da coordenadora estadual do projeto, Vilma Lages.
“Queremos incentivar a formação de um leitor cada vez mais crítico”, comenta Vilma, ao enfatizar que através do letramento as pessoas se inserem melhor no mercado de trabalho. Estimular e fomentar a leitura, seu papel na educação e reconhecer boas práticas de leitura é o objetivo do Prêmio que faz parte do Plano Nacional do Livro e da Leitura –PNLL, que foi lançado 2006 tem como prioridade trazer a leitura para o dia a dia do brasileiro.
Ainda de acordo com a coordenadora, a grande vantagem do VIVALEITURA é a abrangência, já que, para melhor analisar as experiências realizadas, podem participar três categorias, contando ainda com a possibilidade de menção honrosa na categoria "Sociedade".
O Prêmio
De acordo com informações presentes no regulamento, para cada categoria haverá um vencedor que receberá premiação no valor de R$ 30 mil, além de diploma e troféu. A execução e o patrocínio do Prêmio têm cooperação da Fundação Santillana e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME, sob o patrocínio da Fundação Santillana.
Poderão participar do VIVALEITURA, conforme o regulamento, bibliotecas públicas, privadas e comunitárias, escolas públicas e privadas, e, no âmbito da sociedade em geral, ONGs, pessoas físicas, instituições de educação superior, instituições sociais e empresas públicas e privadas estão aptos a concorrer.
Como participar
Abertas desde março, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas via internet, pelo site www.premiovivaleitura.org.br, ou via postal, como carta registrada até 20 de julho de 2011.
O Prêmio VIVALEITURA foi criado por meio da Portaria Interministerial nº 214, de 23 de novembro de 2005, publicado no D.O.U de 28.11.2005, do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação. Tem caráter exclusivamente cultural e não se vincula a nenhuma modalidade de sorteio ou a qualquer exigência de pagamento pelos concorrentes, tampouco está condicionada à aquisição ou ao uso de quaisquer bens, direitos ou serviços.
Autor: Astrid Lages
http://www.seduc.pi.gov.br