domingo, 12 de julho de 2020

Pré-Enem Live reforça conteúdos após nova data do Enem

12/07/2020 Hélder Rocha. Fotos: Benonias Cardoso
Após o anúncio das novas datas de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes, professores e todos os que de alguma forma estejam envolvidos com o teste podem finalmente realizar um planejamento mais concreto com vistas a obterem os resultados almejados. Para auxiliar nessa jornada, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) realizou, neste domingo (12), a 12ª edição do preparatório, por meio de revisão Pré-Enem Seduc Live.
As aulas, que são exclusivamente on-line, obedecem às recomendações de isolamento social devido à pandemia da Covid-19. A edição contou com as aulas nas disciplinas Geografia, Linguagens, Matemática e Redação, ministradas pelos professores Adriano Ramalho, Marília Ferreira, Alexsandro Kesller e Ageu Jr., respectivamente.

Na edição foi apresentado o depoimento de incentivo da jovem Carla Martins, ex-aluna da Unidade Escolar Cipriano Vieira de Sá, de Pajeú do Piauí, hoje residente em São Paulo e estudante de Nutrição.

"Graças ao Pré-Enem Seduc Live realizei um dos meus maiores sonhos. Saber que nós alunos de escola pública temos uma oportunidade como os de escola privada isso é incrível, graças ao preparatório Pré-Enem Seduc Live. Ninguém consegue uma aprovação sem preparação antes, por isso digo aos estudantes que aproveitem ao máximo, vocês não sabem o quanto essas aulas são essenciais para um futuro brilhante. Para alcançarmos algo temos que ter foco e lutar para chegarmos ao objetivo", relatou a estudante.

A apresentação da 12ª edição ficou por conta da professora Hildalene Pinheiro. Entre as aulas foram realizados os quadros "Bora Louvar", que homenageia e celebra artistas, escritores, personalidades que contribuem ou contribuíram com a cultura mundial. O "Bora Ler", com sugestões de livros e que objetiva ao final do ano, a leitura 7 livros da literatura brasileira e piauiense, hoje falando da temática romance de 1930 e a obra Vidas Secas. O quadro "Bora Ver Filme", com sugestões de filmes e, ainda, o "Bora Papear", onde a diretora do Canal Educação, professora Viviane Carvalhedo, com conversas com professores tirou dúvidas dos alunos.

"As datas do Exame Nacional do Ensino Médio foram remarcadas para os dias 17 e 24 de janeiro, na sua versão impressa. A versão digital do exame será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Já os resultados serão divulgados no dia 29 de março. Então agora não contamos mais com a dúvida de quando seriam aplicadas as provas, o estudante deve focar mais ainda nos estudos e nas dicas de revisão para uma melhor preparação", concluiu Hildalene Pinheiro.
https://www.seduc.pi.gov.br/noticia/Pre-Enem-Live-reforca-conteudos-apos-nova-data-do-Enem/8229/

Seduc encerra semana de formação com live Cultural

11/07/2020 Hélder Rocha
Visando auxiliar aos professores a superar dificuldades práticas e emocionais para seguir novas rotinas durante o período da pandemia, a Unidade Técnica do Chão da Escola (UTECE), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), finaliza na segunda-feira (13) a Semana Formação e Arte do programa No Chão da Escola. A culminância acontece com uma live "Tarde Cultural", com a participação de artistas e gestores da educação.

A diretora da UTECE na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Gildete Milú, afirma que a situação atual está exigindo dos profissionais da educação competências que muitos nunca tiveram a oportunidade de desenvolver.

"Sabemos que não está sendo fácil, o momento em que estão vivendo, então resolvemos deixar esta semana para trabalharmos somente o lado emocional e o bem-estar dos profissionais da educação. A programação voltou-se para apoio socioemocional para que possamos passar por isso, mantendo o nosso poder produtivo, mas sem esquecer da nossa saúde mental", observa a diretora.

A live de encerramento acontece a partir das 16h, com a mediação das professoras Katrine Andrade e Santina Barbosa, da UTECE, e contará com a participação do humorista Dirceu Andrade, do Cantor e marionetista Chagas Vale, do superintendente de ensino Carlos Alberto, do secretário da Educação Ellen Gera, além da participação especial de professores artistas da rede de ensino.

Para acompanhar a live clique aqui e acesse o canal Formação do Chão da Escola no YouTube.
https://www.seduc.pi.gov.br/noticia/Seduc-encerra-semana--de-formacao-com-live-Cultural/8228/




Seduc define recesso para a rede pública estadual de ensino

10/07/2020 AsCom
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que os alunos da Rede Pública Estadual de Ensino entrarão em recesso a partir do dia 13 de julho até o dia 04 de agosto. As aulas remotas serão retomadas no dia 05 de agosto.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera de Brito Moura, a Nota Técnica do Comitê de Operações Emergenciais, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), orienta pela permanência das medidas sanitárias para o enfrentamento da Covid-19.

"Estamos seguindo as diretrizes do Comitê de Operações Emergenciais e os decretos do governador Wellington Dias, que tomaram a decisão de colocar a educação para a última etapa da retomada, dando o tempo necessário para as escolas fazerem a preparação desse retorno", explica o secretário.

Como o retorno no dia 05 de agosto ainda será de forma remota, as escolas continuarão o trabalho de assistência aos alunos da mesma forma que procediam antes do recesso. "Seja por aplicativo de mensagens, e-mail, telefone ou outra forma de comunicação, as escolas continuarão dando suporte aos alunos. A partir do dia 05 de agosto, voltaremos com a mesma garra e vontade de antes porque a Educação não para", garante Ellen Gera.

As revisões e aulas do preparatório Pré-Enem Seduc e as palestras do programa Estudar Pode Ser Leve, transmitidas pelo Canal Educação, continuarão de forma normal.
https://www.seduc.pi.gov.br/noticia/Seduc-define-recesso-para-a-rede-publica-estadual-de-ensino/8226/




Educação prepara protocolos para retorno das aulas

09/07/2020 Hélder Rocha
Com a assinatura do decreto que detalha a retomada de todas as atividades econômicas no estado do Piauí realizada pelo governador Wellington Dias, na última terça-feira (07), o setor educacional já trabalha com uma data para o retorno das aulas presenciais. Protocolos e ações terão como foco o dia 22 de setembro para o reinício das atividades escolares nas redes públicas e privada.

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, revela que está sendo realizado um trabalho intenso junto ao Comitê de Operações de Emergência (COE) e o governador Wellington Dias, que tomaram a decisão de colocar a educação para última etapa, dando tempo necessário para as escolas fazerem a preparação.

"Para que haja esse retorno, tem que ser seguro. Para isso, serão adotados protocolos de segurança. Estamos com o comitê de crise e uma minuta está sendo finalizada para ser discutida com a comunidade, escolas, Conselho Estadual de Educação, Undime, os municípios, pois tem a questão do transporte que é uma operação complexa. Primeiro é o protocolo sanitário, pois devemos cuidar da vida. Depois o protocolo pedagógico, para o estudante recuperar a aprendizagem. Segue o protocolo de RH para cuidar dos profissionais e grupos de risco. Por último o protocolo de contingência, porque a escola é um ambiente de aglomeração, temos que estar preparados se houver contaminação, nada poderá ser aleatório", descreve o secretário.
Os protocolos serão parâmetro para todas as redes educacionais do Piauí. Só a estadual compreende 650 escolas, anexos, gerências regionais, polos da Uapi, centros especializados. Um total de 228 mil estudantes e mais os profissionais.

O decreto

O novo decreto estabelece a flexibilização das medidas de isolamento e de restrição das atividades e reforça que todo o processo se dará de forma gradual e segmentada. No documento, fica também registrado que, em caso de crescimento da transmissibilidade da doença ou aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI, o governo poderá rever a flexibilização e adotar medidas mais rigorosas.

"Estamos apresentando um cronograma de várias etapas para a retomada de todas as atividades econômicas no estado, mas isso não significa que a pandemia e o isolamento acabaram. Na verdade, agora temos que ter mais cuidado e prudência para não jogar todo o trabalho que foi feito até agora por água abaixo. É de extrema importância que a população colabore para que não sejamos obrigados a dar um passo atrás. A segurança dessa retomada depende da atitude de cada um. Ninguém deve sair de casa se não for necessário. O isolamento continua", alertou Wellington Dias.

No cronograma, o fluxo de flexibilização considera três classificações conforme o impacto econômico e dependerá do risco epidemiológico avaliado por regiões assistenciais de saúde.

Cronograma

Retomada das atividades divididas de forma organizada:

Grupo I - flexibilizados em 4 momentos (06/07 - 13/07 - 20/07 - 27/07)
Grupo II - flexibilização em 2 momentos (10/08 - 24/08)
Grupo III - flexibilização em 2 momentos (08/09 - 22/09: Educação)

- No grupo I, estão alocadas as atividades consideradas de alto impacto e suas atividades correlatas: indústria de transformação e extrativa, construção civil, comércio, agricultura, pecuária e produção florestal. Foram acrescidas as atividades de saúde humana e animal dada sua relevância para a sociedade.

- No grupo II, as atividades de médio impacto econômico, como: administração pública, defesa e seguridade social, atividades administrativas e serviços complementares, informação e comunicação, atividades de serviços pessoais, alojamento e outras atividades de serviço.

- No grupo III, por sua vez, contempla as atividades econômicas de baixo impacto tais como: artes, cultura, esporte e recreação, serviços domésticos. As atividades de educação foram acrescidas ao grupo III, pois propiciam à propagação da doença.

O cronograma foi apresentado e aprovado em conjunto pelo Comitê de Operações de Emergência (COE) que, de forma ampliada, contou com a participação de membros do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa, OAB, PRF, Ministério Público do Trabalho, APPM, Prefeitura de Teresina, dirigentes lojistas, autoridades em saúde, a vice-governadora, Regina Sousa, parte do secretariado, entre outros órgãos públicos e privados.
https://www.seduc.pi.gov.br/noticia/Educacao-prepara-protocolos-para-retorno-das-aulas/8222/