Quem sou como professor e aprendiz?
Entendo que o ensinar e o aprender são dois processos que caminham juntos. Por isso, sou uma educadora que procura sempre aprender mais e melhores maneiras para facilitar a aprendizagem dos alunos. Uma delas reside no fato de despertar constantemente a curiosidade e com isso, a atenção do aluno. Busco prepará-lo para ser realmente inserido na sociedade deste panorama atual.
A minha interação com os alunos constitui uma prática constante em sala de aula; ensino e aprendo, ao mesmo tempo. Coloco meus conhecimentos, procuro ouvir e atender aos questionamentos do aluno. Outra prática que costumo adotar é conversar com colegas para aperfeiçoar minha metodologia de trabalho. Colho deles o que há de melhor para poder ensinar bem, pois este é o meu objetivo.
Acho muito interessante que a nova maneira de ensinar seja tão maravilhosa. Isto se deve ao fato de ser propiciada pela troca de saberes entre educador e educando. É necessário que haja realmente esta integração entre ensinar e aprender. É preciso estar consciente de que a exigência de aprender continuamente é um desafio para todas as pessoas, sendo uma necessidade colocada à profissão docente.
Observo que a escola propicia meios para capacitar educadores. E estes, por sua vez, preparam seus educandos para atuarem em uma sociedade em que sejam valorizados como pessoas e como profissionais. Que sejam capazes de transformar rapidamente as informações em conhecimentos úteis para resolução de problemas em diversas situações de suas vidas.
Para atingir o nosso objetivo, nós, educadores, precisamos reconstruir a nossa prática pedagógica. Necessitamos de nos apoiar uns nos outros. Pois, é reconhecendo as nossas fragilidades que seremos mais fortemente encorajados a participar cada vez mais de cursos, capacitações que nos ensinem a lidar com as tecnologias e com os conteúdos contextualizados.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário