quarta-feira, 6 de julho de 2016

Piauí debate a Base Nacional Comum Curricular em seminário com a participação de 290 pessoas

A Comissão Estadual da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Piauí, constituída por representantes do Consed e da Undime, realizou na última quarta (29) e quinta-feira (30) o seminário no estado para debater a segunda versão do documento e apresentar contribuições ao texto. A Base está prevista na Lei do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/ 2014) e, de acordo com ela, representa a proposta dos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para os alunos da educação básica.
O evento, realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PI), na capital Teresina (PI), reuniu 290 participantes. Entre eles estavam professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio das redes públicas e privadas; estudantes do Ensino Médio; representantes da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e do Conselho Estadual/Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Educação/ Comissão da BNCC; entidades vinculadas à educação; Fóruns Municipais e Estaduais de Educação e Fóruns de Formação de Professores.
A segunda versão da Base foi discutida por meio da metodologia sugerida na formação, realizada em Brasília (DF), nos dias 20 e 21 de junho. (Leia mais sobre o assunto aqui) Nesse sentido, foram realizadas palestras, Grupos de Trabalhos e Plenárias.
Para o representante da Undime no Comitê Estadual da BNCC no Piauí, Antônio Silva, discutir a Base é importante para que todos tenham conhecimento do documento e para que possam qualificar as contribuições dentro do processo democrático que foi estabelecido pelo rito atual da Base. "Discutir a base com o chão da escola, com os diretores, com os professores, vai permitir que o documento fique mais qualificado, mais rico e que sua implementação dentro da escola de fato seja possível", afirmou.
O superintendente de Ensino da Seduc Piauí, Carlos Alberto Pereira, representou a secretária de Estado de Educação, Rejane Dias, na abertura do evento e ressaltou a importância do seminário: "É um momento ímpar a sociedade poder participar da construção desse documento". Além disso, Carlos Alberto elogiou a participação dos estudantes no seminário. "Eles são os mais interessados, eles têm a visão do dia a dia da escola".
A partir das contribuições apresentadas durante o evento, o estado deverá elaborar um relatório e encaminhar ao comitê gestor, formado pelo Consed e pela Undime. O comitê gestor irá sistematizar os 26 relatórios estaduais e o distrital para então encaminhar um único relatório ao Ministério da Educação.
Para saber mais sobre os seminários estaduais da BNCC, clique aqui.
Fonte: Undime
https://undime.org.br/noticia/01-07-2016-09-43-piaui-debate-a-base-nacional-comum-curricular-em-seminario-com-a-participacao-de-290-pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário