quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ATIVIDADE 22 HIPERTEXTO

Núcleo de Tecnologia Educacional de Picos
Curso:Tecnologia na Educação :ensinando e aprendendo com as TICs.
Unidade II: Internet, hipertexto e hipermídia
Atividade: 2.2
Aluna: Teresa Neuma
Hipertexto
O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.
Um hipertexto pode ser entendido como um conjunto de fragmentos de informação (nós) e um conjunto de nexos eletrônicos que os conectam entre si. O termo hiperdocumento simplesmente estende a noção hipertextual ao incluir informações visuais, sonoras e animações. O hipertexto ao possibilitar a passagem do discurso verbal a imagens, mapas, diagramas e sons ou outro fragmento textual expande a noção de texto muito além do meramente verbal, caminhando ao encontro das formulações pós-estruturalistas nos que diz respeito à ênfase na idéia de "texto".
Hipertexto, atualmente, é o texto disponibilizado pelas redes de computadores, composto por nós e conexões, que podem ser acessados aleatoriamente desde qualquer máquina (computador) e por qualquer usuário, em qualquer lugar do mundo e simultaneamente. Para melhor definir de que se compõe este texto eletrônico, encontramos em Lévy (1995) algumas características básicas ou "princípios abstratos", que são:
Princípio de metamorfose
Princípio de heterogeneidade
Princípio de multiplicidade e de encaixe das escalas:
Princípio de exterioridade
Princípio de topologia:
Princípio de mobilidade dos centros:
Pude concluir que o hipertexto é uma atividade interessante a ser desenvolvida com os alunos. È muito importante ler textos com hipertextos para que possa ampliar o conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário