quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ATIVIDADE 5 Conhecendo uma experiência Componente Curricular Tema Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagen

Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Médio
Língua Portuguesa
Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Desenvolver habilidades de leitura de poemas.
2. Identificar e interpretar recursos da linguagem poética, a comparação e a metáfora.


Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada.


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Habilidades básicas de leitura.
Estratégias e recursos da aula
Estratégias
Aula 1
Inicialmente, deve ser exibida a apresentação de um poema (Meu povo, meu poema- de Ferreira Gullar) , declamado pelo próprio autor, devendo ser utilizado um data show com tela de projeção. Após ouvir o poema, deverão ser feitos questionamentos para saber se os alunos gostaram do poema e qual é o assunto do poema. Depois deverão ser feitas anotações como “ o verso que chamou mais a atenção”, e a “opinião sobre o poema”.
Aula 2
Deve-se começar a aula 2 dando continuidade aos questionamentos sobre o poema. Em seguida pedir aos alunos para fazerem uma pesquisa sobre Ferreira Gullar (autor do poema) para apresentação em sala. E, para concluir, foi sugerida a leitura do poema para resolução de atividade.
Recursos Complementares
Fragmento de texto "A Revolta das palavras" de Paulo Paes,utilizado na aula " A Leitura de Poesias 1, extraído do livro
A Revolta das Palavras uma Fabula Moderna, de JOSE PAULO PAES, editora Companhia das Letrinhas,1999
http://www.triplov.com/letras/julio_gomes/gullar.html


Avaliação
Pedir aos alunos para encontrarem exemplos de comparação e de metáforas como os que foram usados no poema de Ferreira Gullar. Pedir também para os alunos lerem o texto "Incapacidade de ser verdadeiro" de Carlos Drummond de Andrade e destacarem as imagens usadas pelo poeta. A identificação e a comparação entre as imagens usadas por Drummond e por Ferreira Gullar permite avaliar o conhecimento construído pelo aluno.


Breve comentário sobre a aula


Conhecendo a experiência de outro profissional de educação, pude perceber que as aulas foram bem ministradas. Acredito que conseguiu prender a atenção dos alunos. O conteúdo se tornou mais interessante com o uso das tecnologias. As figuras de linguagem foram bem trabalhadas e provavelmente serão reconhecidas pelos alunos em outros textos. Ou seja, os objetivos foram atingidos, ocorreu, realmente, a aprendizagem. Adorei a aula e aplicarei esta sugestão em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário