quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Atividade 7 - Projeto

PROJETO: A LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS DIVERSIDADES CULTURAIS
AFRO-BRASILEIRAS


O projeto propõe uma discussão envolvente sobre identidade cultural entre culturas diferentes construindo uma reflexão acerca do homem, tanto no que abrange a sua individualidade, quanto a sua posição no âmbito social e coletivo, além de proporcionar as pesquisas sobre a cultura afro-brasileira em suas mais variadas manifestações, dentro de uma perspectiva abrangente, ou seja, de modo a entrelaçar as diversas linhas do conhecimento: Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes. É embasado na visão construtivista onde o aluno constrói seu próprio conhecimento através da motivação que é dada pelo professor.


Objetivo Específico de Língua Portuguesa


Desenvolver e divulgar, na escola e na comunidade, estudos que propiciem valorização da Língua Materna, Língua Portuguesa, e o resgate da cultura afro-brasileira;
Identificar e analisar de forma crítica os elementos geradores das diferenças, objetivando o combate ao preconceito, ao racismo, fatores de exclusão do educando;
Incentivar a pesquisa para a divulgação da Língua Portuguesa e da cultura afro-brasileira e da sua importância na formação histórica, cultural, étnica e econômica para o país;
Sensibilizar para a importância étnico-social, oportunizando discussões sobre o reconhecimento e valorização das diversidades culturais.


Conteúdos Curriculares Envolvidos


Língua Portuguesa – Estudar a diversidade cultural através da Literatura Afro-brasileira.
História – Estudar as dimensões sociais, políticas e culturais como meio para construir a noção de identidade afro-brasileira.
Geografia – Refletir criticamente sobre a espacialidade geográfica fundamentando-se numa visão histórica, social, política, cultural e econômica.
Artes – Incentivar a criação artística através da arte afro-brasileira.
Língua Inglesa – Estabelecer relações entre textos e contextos da Língua Inglesa usada na África com a Língua Portuguesa.


Público Alvo: Ensino Fundamental 9º anos A e B


Professoras Participantes: Rosmari Ferri, Rosilene, Eliane e Jussara


Tecnologias e mídias utilizadas


Laboratório de informática, biblioteca, kit da TV Escola (aparelho de TV, DVD e outros objetos), livros didáticos, jornais, revistas, painéis.




Duração: 1 trimestre






Atitudes dos alunos


No primeiro momento, os alunos, em grupos, serão incentivados a desenvolver atividades de pesquisa e levantamento de dados, discussões. Posteriormente, produzirão textos, elaborarão painéis e apresentarão jograis, conforme o cronograma seguinte:
.


Cronograma


1º Mês→ Pesquisa e levantamento de dados,discussão.
2º Mês→ Produção de texto, elaboração do painel..
3º Mês → Apresentação do jogral/ avaliação do projeto






















Avaliação


Os discentes serão avaliados de maneira contínua durante todo o processo de trabalho, mediante as realizações de textos escritos e das apresentações em sala de aula.






Conclusão:


Neste Projeto, a interdisciplinaridade, um aspecto bastante enfatizado, é perfeitamente possível de ser aplicado, pois o assunto é abrangente e possibilita uma grande integração entre os professores das mais diversas áreas.


Se bem conduzido for, provavelmente, o trabalho atingirá seus objetivos. Pois se trata de uma proposta que visa a contemplar o interesse do aluno não só passageiro, mas por algo que seja o início de uma caminhada permanente voltada para descobertas diversas no campo do saber.




http://www.cidadaopg.sp.gov.br/administracao_portal/conteudo_adicionado_cadastro/pdf_proj_escola/PROJETO%20lingua








Navio Negreiro


Castro Alves




Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras moças, mas nuas e espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário