domingo, 28 de novembro de 2010

Conceito de Currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

Núcleo de Tecnologia Educacional de Picos - Professor Luiz Pereira de Sousa.
Curso de Tecnologia Educacional: Ensinando e Aprendendo com as Tics.
Formadora : Teresa Cristina Gonçalves Leopoldo.
Cursista : Teresa Neuma Santos de Sousa.
Atividade 4.7- Conceito de Currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.

O QUE É CURRÍCULO?

Muitos consideram currículo apenas a grade curricular, ou seja, a divisão em disciplinas e os conteúdos trabalhados por elas. Mas também há aqueles que consideram todo o processo vivido na escola como componente do currículo. Neste sentido, currículo se diferencia de programa escolar.
• Programa: centração na matéria a ensinar; recorte dos conteúdos.
• Currículo: os conteúdos escolares são definidos a partir das capacidades do aprendiz e das experiências a ele necessárias; os conteúdos são sistematicamente postos em relação com os objetivos de aprendizagem e outros componentes do ensino.

O Currículo deve ser elaborado para:
• Descrever e explicitar o projeto educativo (as intenções e o plano de ação) em relação às finalidades da educação e às expectativas da sociedade;
• Ser um instrumento que oriente as práticas dos professores.
Entendo que o currículo é um projeto que fornece aos profissionais da educação informações concretas sobre os objetivos visados pelo ensino.

QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS AO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO?

Tecnologias e currículo são temas do panorama educativo atual que devem caminhar juntos. Havendo integração entre as tecnologias e o currículo a aprendizagem acontecerá de maneira mais efetiva. Assim, a escola conseguirá seus objetivos e atenderá aos desejos da sociedade. Pois esta terá cidadãos conscientes e profissionais competentes.

As tecnologias contribuem muito para o desenvolvimento do currículo. Podemos constatar isto quando os docentes usam as tecnologias na sala de aula. Neste momento, conseguem despertar a atenção do aluno e este aprende com muita facilidade.

COMO INTEGRAR EFETIVAMENTE AS TECNOLOGIAS AO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO?

Para integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo o docente precisa criar atividades para utilizar as mídias. Uma delas é a pedagogia de projetos onde o aluno potencializa a integração de diferentes áreas de conhecimento, assim como a integração de várias mídias e recursos.

É interessante ressaltar que o trabalho com projetos permite romper com as fronteiras disciplinares para enfatizar a interdisciplinaridade. A divisão por disciplina dificulta a busca da totalidade porque fragmenta o conhecimento.

Concluindo, o trabalho por projetos é uma situação de aprendizagem muito importante. Ela permite que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que aparecem durante o desenvolvimento do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário