domingo, 7 de novembro de 2010

Socializando uma experiência com projeto em sala de aula

Núcleo de Tecnologia Educacional de Picos Professor Luiz Pereira de Sousa.
Curso Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as Tics.
Formadora : Professora Teresa Cristina Gonçalves Leopoldo
Cursista : Teresa Neuma Santos de Sousa


Atividade 4.3 - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula.




Trabalhando o projeto “EDUCANDO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA”, com o subtema Tributação e Orçamento-Educação Fiscal na Unidade Escolar Desembargador Vidal de Freitas, em outubro de 2010, pude perceber que os alunos entenderam facilmente os conceitos de Tributação e Orçamento, de suma importância para o desenvolvimento do referido projeto. Logo após o entendimento dos conceitos surgiram as atitudes de como e com que recursos repassariam o conhecimento adquirido.


Observei que houve uma grande interação entre os conteúdos trabalhados e os currículos de diversas disciplinas. Através de pesquisas e preparação de materiais, os discentes puderam valer-se um pouco da História, no tocante aos tributos; fizeram uso da Arte com a confecção de cartazes com charges, trabalharam com dados estatísticos em maquetes, conheceram outras linguagens como as próprias do Direito e outras áreas do conhecimento.


Concluindo, entendi que o projeto foi uma atividade desenvolvida com êxito, graças às excelentes contribuições das tecnologias e mídias. Sem os materiais preparados pelos alunos (vídeos, cartazes, maquetes) seria impossível atingir o objetivo proposto: repassar para a comunidade as informações necessárias.

3 comentários:

  1. A Unidade Escolar Des. Vidal de Freitas está de parabéns pelo dinamismo com que trabalhou o Projeto "Educando para o exercício da cidadania".

    ResponderExcluir
  2. A linguagem do século XXI, permite uma forma de aprendizagem diferente, como condição necessária para isso , ele deve conhecer diferentes meios com os quais pode trabalhar com o uso das tecnologias. Esse trabalho é um exemplo de dedicação e compromisso com uma educação de qualidade , onde o aluno através de um trabalho colaborativo, que potencializa a busca do conhecimento.
    Parabéns a todos que contribuiram para execução desse brilhante trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Professora Teresa Cristina, muito obrigada pelos comentários elogiosos ao projeto do Vidal de Freitas em 2010.

    ResponderExcluir